quinta-feira, 12 de novembro de 2009


Os moradores das casas de estudantes representam um dos setores que mais sofrem com as políticas de sucateamento das universidades públicas. O orçamento da UFRGS pouco ou quase nada nos contempla. Por exemplo, a Casa do Estudante Universitário (CEU) da UFRGS clama por reformas estruturais há muitos anos, reformas que garantam maior salubridade e ampliação dos espaços de vivência para os moradores.
Por isso, as casas possuem um histórico de lutas e de reivindicações próprias. Neste ano, por exemplo, uma manifestação de cerca de 150 estudantes da CEU chamou a atenção para a falta recorrente de água, e o problema não mais se repetiu. Porém, temos muitas demandas que ainda não foram atendidas. Mas ainda há muito a ser feito. Por exemplo, existem riscos para os moradores devidos à falta de saída de incêndio ativada e de revisão periódica da rede elétrica.

Lutaremos, ao lado dos moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) da UFRGS, por:

- Reativação da saída de emergência;

- Manutenção periódica da rede elétrica;

- Troca imediata dos armários por madeira indigesta aos cupins;

- Reforma e reativação do terraço;

- Ampliação do benefício Bolsa Saúde (atendimento médico e odontológico em todas as suas especialidades);

- Ampliação das salas de estudos, com melhor ventilação;

- Maior promoção de atividades culturais.



Na Casa dos Estudantes das Faculdades de Agronomia e Veterinária (CEFAV), estaremos juntos na luta por pautas históricas da casa:

- Linha de Ônibus Interna da UFRGS, que ligue a Faculdade de Agronomia ao Campus do Vale, para que os moradores não mais tenham que pagar passagem para se locomover dentro da sua própria universidade.

- Construção da estrada interna ligando a agronomia, veterinária e Campus do Vale, de forma que dê mais segurança e facilidade para os deslocamentos.

- Janta no RU 4.

- Ampliação da Sala de Informática.

- Apoio aos moradores na realização de suas atividades culturais, tal como a tradicional Festa Julina.

- Pela melhora da segurança e iluminação na Faculdade de Agronomia.

- Ampliação do valor das bolsas SAE para 1 salário mínimo, de forma que os estudantes possam satisfazer suas necessidades acadêmicas e de lazer.

A Ampliação de vagas decretada pelo REUNI vem a piorar ainda mais esta situação, pois o aumento da demanda por moradia não será atendido caso não houver expansão das Casas já existentes e/ou construção de outras Casas. Por isso lutaremos:

- Pela construção da Casa do Estudante do campus do vale;

-Pela ampliação da estrutura das Casas para receber estudantes com filh@s;

Estaremos ao lado dos moradores na luta pelo atendimento de suas demandas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário